Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
26/06/2014

Paraná contará com mais delegados

O presidente da Comissão de Segurança, deputado Mauro Moraes, recebeu em seu gabinete os novos Delegados, que iniciam o curso de formação na Escola Superior de Polícia Civil na próxima segunda feira, 30 de junho.

Moraes acompanhou todo o processo de seleção, desde a abertura do edital de concurso até a fase de conclusão com as nomeações efetivadas. Até o final do ano, o Estado terá incorporado aos quadros da Polícia Civil 200 novos delegados. A maioria dos profissionais irá atuar em Curitiba e Região Metropolitana.

Segundo o parlamentar, muitas delegacias da capital e interior serão reestruturadas a partir da ampliação do efetivo. O Estado nomeou, no início deste mês, mais de 400 investigadores de polícia civil. Parte deste novo contingente também atuará na Grande Curitiba.

O governo também aproveitará o novo efetivo para implantar delegacias cidadãs e ampliar o atendimento em todos os distritos da capital e interior. “Sabemos que em muitas delegacias há grande defasagem de funcionários, situação que prejudica não apenas o policiamento como também favorece a ação de marginais”, comenta Moraes.
Outra ação que será favorecida com a inclusão de mais delegados e investigadores é o funcionamento do maior número possível de delegacias durante os finais de semana e feriados. “Muitas ações criminosas são planejadas com base no horário de funcionamento de delegacias. Quando um bandido é preso em flagrante pela polícia, ele é encaminhado imediatamente a um distrito policial. Quando há número reduzido de unidades em funcionamento, a polícia não sabe o que fazer com o bandido”, relata o parlamentar.

Delegacias especializadas

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa vem discutindo com o governo um plano de estruturação de delegacias especializadas para atuar em caso de crimes de racismo e intolerância.

Também faz parte do projeto de ampliação a abertura de mais delegacias dedicadas ao atendimento a mulheres vítimas de agressão.
“Com a contratação de servidores, teremos condições de ampliar substancialmente o atendimento ao cidadão”, destaca.