Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
07/08/2014

Assembleia promove sessão solene alusiva aos 160 anos da Polícia Militar do Paraná

Os 160 anos da Polícia Militar do Paraná foram comemorados pela Assembleia Legislativa ao final da tarde desta quarta-feira (6), com a realização de uma sessão solene proposta pelo presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Mauro Moraes (PSDB), com o fim de homenagear os integrantes da corporação.

Antes mesmo da abertura oficial da solenidade, Mauro Moraes pediu a todos aqueles que lotavam as dependências do Plenário do Legislativo um minuto de silêncio em memória dos policiais militares Diego Gugel de Araújo e Jorge Luiz da Fonseca, mortos em Medianeira, no Oeste do estado, durante uma abordagem, na última segunda-feira (4), bem como aos demais policiais que tombaram em serviço, ao longo dos anos, no cumprimento da missão. O parlamentar salientou em seguida que a solenidade representava justamente o reconhecimento do povo do Paraná àqueles que cumprem o dever fundamental de preservar a ordem pública, promovendo a paz e a segurança que a sociedade tanto precisa para construir um estado cada vez melhor, mais justo e mais digno.

Participaram do evento, entre outras autoridades, o coronel Péricles de Matos, subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, que representou na oportunidade o governador Beto Richa; o tenente-coronel Lanes Randal Prates Marques, diretor da Secretaria de Segurança Pública e representante do secretário de Estado Leon Grupenmacher; o tenente-coronel Wilson Rogério Valla, comandante do Batalhão de Polícia de Guardas; o major Luiz Marcelo Maziero Jakiemiv, subcomandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE); o major Marcos Rogerio Menegolo; e o procurador de Justiça Vani Antonio Bueno, representando o procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacóia; e o deputado estadual Osmar Bertoldi (DEM).

História – A Polícia Militar do Paraná foi criada como uma unidade de Caçadores em 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. Mesmo sem estar ainda completamente organizada, cedeu parte de seu efetivo para a composição dos Corpos de Voluntários da Pátria. Uma Companhia incluindo os primeiros oficiais seguiu para o Rio de Janeiro para se integrar ao 4º Corpo de Voluntários. Três companhias paranaenses se reuniram a outras duas formadas em Santa Catarina para compor o 25º Corpo de Voluntários, mais tarde incorporado ao 31º CVP, que se destacou como uma das melhores unidades na Guerra do Paraguai e foi uma das últimas a ser desmobilizada.

Outras passagens importantes marcam a história da PM, como o Cerco da Lapa, durante a Revolução Federalista no final do século XIX, a Guerra do Contestado, já no início do século XX, a Revolta de 1924 e as Revoluções de 1930 e 1932. Com o fim do Estado Novo mudou o direcionamento do emprego para a Polícia Militar. A corporação até então demasiado voltada para a proteção do Estado, passou a ser prioritariamente orientada para a segurança dos cidadãos. Suas atividades foram diversificadas e foram criados novos serviços especializados, desenvolvendo paulatinamente a configuração que possui nos dias de hoje, com a missão de zelar pela paz e proteção da sociedade.

A Polícia Militar está presente em todos os municípios do estado; seus batalhões têm sede nos principais centros urbanos e suas companhias e pelotões estão distribuídos pelas localidades circunvizinhas.

Fonte: ALEP/PR