Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
26/01/2015

Inscrições para processo seletivo da Guarda Mirim terminam na sexta-feira

As inscrições para o processo seletivo 2015 da Guarda Mirim do Paraná encerram-se às 16 horas desta sexta-feira (30). Neste ano o programa oferece 280 vagas para adolescentes de ambos os sexos em situação de risco e vulnerabilidade social. Para acessar o formulário, disponível somente pela internet, basta entrar no site da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, no endereço eletrônico www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br e clicar no banner lateral “Inscrição Guarda Mirim 2015”.

Quem não tem acesso à internet pode se inscrever usando os computadores que estarão disponíveis na sede da Guarda Mirim, que fica na Avenida Anita Garibaldi, nº 2395, no bairro Ahú, em Curitiba. O horário de atendimento é das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas. A inscrição é gratuita.

REQUISITOS - Podem participar da seleção adolescentes que completam 15 ou 16 anos em 2015, moradores em Curitiba ou Região Metropolitana. No momento da inscrição, o candidato deve estar matriculado em escola regular a partir do 9º ano fundamental ou em Educação para Jovens e Adultos (EJA), em pelo menos quatro disciplinas.

COMO FUNCIONA – A Guarda Mirim é um programa de inclusão social que oferece cursos de aprendizagem gratuitos para adolescentes com duração de três anos. No primeiro ano, os alunos participam do curso de Pré-Aprendizagem e Formação Cidadã, ministrado por professores da Secretaria de Estado da Educação e por policiais militares.

Durante o programa, os adolescentes recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e técnicos de nível superior. Também são oferecidas oficinas de música e belas artes, atividades complementares de esporte, lazer, eventos educativos, culturais, religiosos e comunitários.

Na segunda fase acontece o Curso de Aprendizagem Profissional, voltado para as áreas comercial e industrial. As aulas são oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Nessa fase, os aprendizes são encaminhados para a prática profissional em empresas conveniadas. Atualmente, há 32 empresas conveniadas que fazem a contratação dos adolescentes.

ATENDIMENTO - Fundado em 1974, o Centro de Integração Diva Pereira Gomes, conhecido como a Guarda Mirim do Paraná, é coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Além de investir na manutenção da Guarda Mirim com recursos do Tesouro Estadual, o Governo do Estado destinou mais R$ 1,5 milhão do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência para o fortalecimento do programa. Os investimentos foram destinados à compra de uniformes, aquisição de equipamentos e reforma da biblioteca. Em quatro anos o programa já atendeu 2,45 mil adolescentes.

Acesse o edital aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas junto à Comissão do Processo Seletivo, pelo e-mail inscricaogmirim@seds.pr.gov.br ou pelos telefones (41) 3252-2779 e 3252-6531.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:

http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Fonte: aenoticias