Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
17/11/2008

Projeto prevê criação de programa de reciclagem de lixo

Segundo o deputado, a implantação do Programa nas escolas públicas servirá para a conscientização dos jovens quanto à importância da preservação e do meio ambiente. Ele acredita que a iniciativa também servirá de estímulo para que os pais passem a reciclar o lixo em casa, assim como melhorar a relação entre as pessoas e o meio ambiente.
O programa, que tem por objetivo a educação ambiental e o engajamento dos jovens em relação ao meio em que vivem, funcionará como um sistema de coleta seletiva de resíduos recicláveis nas dependências das escolas, mediante a orientação da direção, dos professores e dos funcionários da instituição de ensino.
De acordo com a proposta, os professores deverão desenvolver atividades didático-pedagógicas fundamentadas na educação ambiental, a fim de estimular os alunos e auxiliá-los no processo de coleta seletiva. Além disso, os alunos terão que apresentar trabalhos sobre o tema.
A coleta seletiva servirá para separar os diversos tipos de resíduos: papel; papelão; plástico; alumínio; vidro, entre outros. Os materiais residuais serão armazenados em recipientes coloridos, sendo o verde para vidro; o azul para papel e papelão; o vermelho para plásticos e o amarelo para alumínios. Na seqüência, os resíduos armazenados poderão ser comercializados e o lucro obtido será revertido em material de ensino, de informática e em benfeitorias para a escola.
O programa ainda estabelece que seja criado um Conselho do Lixo e que a cada inicio do ano letivo sejam desenvolvidas ações de conscientização da comunidade escolar. O Conselho terá que publicar semestralmente o balanço financeiro do produto obtido com o material reciclado. Competirá ao Conselho ainda o planejamento das ações; a promoção de atividades pedagógicas; organização junto à comunidade sobre ações referentes à preservação e conservação do meio ambiente; definição do espaço para reserva dos resíduos e organização de gincanas ecológicas.