Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
22/05/2015

Moraes elogia atuação da polícia paranaense no combate ao crime

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, elogiou a atuação das polícias Civil e Militar do Paraná, que no primeiro trimestre deste ano tirou de circulação 1.760 armas de fogo.

De acordo com o levantamento de dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, este número representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2014.
“Apreensão de armas é uma das ações de maior importância dentro da segurança pública para combater a criminalidade. A Polícia paranaense está de parabéns pela atuação”, elogia Moraes.

Números

Os números de 2015 incluem os fuzis e pistolas que foram apreendidos no final de março durante ação policial no Litoral do Estado, quando oito suspeitos de participação em crimes relacionados a caixas eletrônicos foram presos. Na ocasião, também foi encontrada uma espingarda calibre 12, centenas de munições, emulsão para explosivos, carregador de fuzil, coletes balísticos, grande quantidade de dinheiro e explosivos, em posse dos criminosos, no município de Matinhos.

O maior crescimento nas apreensões de armas de fogo, de 92%, foi registrado na 5ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), cuja sede é a cidade de São Mateus do Sul – 25 armas em 2015 e 13 em 2014. Outras regiões que registraram aumentos expressivos são a 7ª Aisp de Guarapuava (66%) e a 13ª Aisp de Toledo (48%). Em números absolutos, a maior quantidade foi retirada de circulação em Curitiba (228 armas), onde o aumento foi de 12% no índice, e na Região Metropolitana, com a apreensão de outras 159 armas, 4% a mais que em 2014, na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior.