Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
29/05/2015

Centro de Inteligência e Controle será construído na fronteira

O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita, anunciou nesta quinta-feira (28) o lançamento de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a construção do Centro de Inteligência e Controle de Informações de fronteiras, com sede em Foz do Iguaçu. O anúncio foi feito durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron), que discute ações integradas de segurança em conjunto com instituições municipais, estaduais e federais, além de forças policiais do Paraguai e da Argentina.

O terreno em que será erguido o Centro de Inteligência será cedido pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, conforme protocolo de intenções assinado entre o Município e a Secretaria da Segurança Pública, também nesta quinta-feira.
O terreno tem área de 1.960 metros quadrados e, conforme o documento, a escolha do município se deve à sua densidade demográfica e suas fronteiras, além de apresentar tipicidade diferenciada de outros municípios com relação à segurança pública.

O projeto executivo da obra deve ser finalizado até junho de 2016, com previsão de entrega dentro de dois anos. A intenção do Centro de Inteligência na fronteira é desempenhar o atendimento de ocorrências, despacho de viaturas, recebimento de imagens e consulta de bancos de dados, além da coordenação de operações ostensivas na região fronteiriça.

INTEGRAÇÃO E EFICIÊNCIA – Antes mesmo do início das obras, diversas forças policiais e órgãos de investigação e fiscalização de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina já demonstraram interesse em estabelecer parceria de trabalho.

Assim como a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo e a Receita Federal devem trabalhar em conjunto no novo Centro de Inteligência e Controle de Informações de fronteiras.

De acordo com o projeto, o Centro terá auditório, heliponto, alojamento, estacionamento, salas próprias para setores de inteligência interagências, salas de situação para análise conjunta e consultas (auxílio investigações), salas para condução de investigações policiais com medidas de quebra de sigilo (salas de análise), laboratório para investigação lavagem de dinheiro, núcleo de operações e núcleo de informática e tecnologia.

O Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Paraná (CGPPP) do governo estadual já autorizou a empresa Emergensys Solutions a realizar estudos e projetos de viabilidade técnica, econômica, financeira e jurídica para a implantação do Centro.

Até 7 de junho de 2015, os interessados podem apresentar solicitação de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a realização dos estudos e projetos referentes à manutenção do Centro de Inteligência e Controle de Informações de Curitiba – já em funcionamento desde a Copa do Mundo – e de construção, implantação e manutenção de um Centro de Inteligência e Controle de Informações de Fronteiras, situado em Foz do Iguaçu.

As empresas interessadas devem procurar a Coordenação de Parcerias Público-Privadas, localizada na Rua Jacy Loureiro de Campos, s/nº, 4º andar – Ala B, Centro Cívico, em Curitiba.

Fonte: Aenotícias