Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
18/06/2015

Exército implantará no Paraná sistema para monitorar fronteira

A região de fronteira do Paraná com o Paraguai e Argentina receberá os investimentos da segunda fase do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). Desenvolvido pelo Exército, o programa usa radares, sistemas de comunicação e veículos aéreos não tripulados para o monitoramento da fronteira.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (16), pelo comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Boas, ao governador Beto Richa, em reunião realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O encontro teve a participação do comandante militar do Sul, general Antônio Mourão, e do comandante da 5ª Divisão do Exército, general Luiz Felipe Carbonell.

O Paraná teve forte atuação para trazer a segunda etapa do programa ao Paraná. O governador participou de vários encontros com políticos e comandantes do Exército para defender a implantação do sistema de vigilância na fronteira no Estado. Em março deste ano, ele foi a Brasília defender o pleito junto ao ministro da Defesa, Jaques Wagner.


A implantação do sistema no Paraná será fundamental para complementar os investimentos em segurança realizados pelo governo estadual na fronteira. Além da contratação de 10 mil policiais e compra de 1500 viaturas, o Estado instalou o primeiro Batalhão de Fronteira da Polícia Militar, sediado em Marechal Cândido Rondon.

Uma comitiva da Segurança Pública fará uma visita ao Mato Grosso do Sul para conhecer o projeto. O Paraná tem 19 municípios que fazem fronteira direta com o Paraguai e a Argentina, numa extensão territorial de 1,4 mil quilômetros, e outros 120 municípios na área de influência da fronteira.