Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
07/07/2015

Governo terá plano de desenvolvimento do litoral do Estado

A Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral já iniciou o processo de seleção da empresa de consultoria que será contratada para elaborar um plano de desenvolvimento do Litoral do Paraná. O projeto, viabilizado por meio de um financiamento do Banco Mundial (Bird), prevê a criação de diretrizes, propostas e metas que promovam o desenvolvimento econômico, social, a conservação do meio ambiente e a modernização da gestão urbana da região.

A primeira etapa do processo, que se constitui na manifestação de interesse das empresas, já foi finalizada. Para selecionar uma empresa de consultoria, a Secretaria seguirá as diretrizes para seleção e contratação de consultores financiados por empréstimos do Bird de janeiro de 2011.

Um dos diferenciais do projeto, de acordo com o secretário Silvio Barros, será a participação efetiva da sociedade civil organizada na elaboração do plano de desenvolvimento.
O projeto visa traçar diretrizes estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Litoral do Paraná, respeitando as peculiaridades de cada município e garantindo o protagonismo dos atores locais no processo de elaboração e implantação do plano.

No Litoral, importante região histórica do Estado, estão cidades históricas como Guaraqueçaba, Morretes, Antonina e Paranaguá, onde está localizado um dos maiores portos do Brasil.

O Litoral paranaense abriga a porção de Mata Atlântica mais preservada do país. Pontos como a Ilha do Mel e o Parque Nacional de Superagui são exemplos dessa rica biodiversidade da região.