Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
25/08/2015

Depen encerra o segundo curso de formação do Serviço de Operações Especiais

O Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) encerrou nesta terça-feira, o segundo curso de formação do Serviço de Operações Especiais (SOE), no Complexo Penitenciário de Piraquara. Cerca de 40 Agentes Penitenciários de diversas regiões do estado, receberam o certificado. A partir de hoje, esses servidores, estão habilitados a atuar como primeiro interventor em situações de crise, em unidades do sistema prisional.

Dividido em duas partes, teórico e prático, o curso teve duração de quase 30 dias. Nesta segunda-feira, se encerrou a última etapa, que contou com sete dias intensos de treinamento. Para a Agente Penitenciária Patrícia Fernanda da Silva, da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PFB), essa foi à fase mais difícil do curso.

O objetivo do curso, principalmente desses últimos dias práticos, é simular as situações que os agentes enfrentarão nas unidades. A interiorização do grupo SOE é de fundamental importância para o Departamento.

CURSO - Os Agentes Penitenciários formados para atuar no SOE já integram o quadro efetivo do Depen, e, passaram por processo seletivo para participar do grupo de elite. Ao longo do curso, eles receberam treinamento em técnicas de intervenção em ambiente prisional, imobilização, gerenciamento de crise, manutenção e manejo de armamento e tiro, direitos humanos, entre outras.