Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
15/09/2015

‘Tá na hora de retomar os investimentos em segurança’, diz Moraes

Presidente da Comissão de Segurança pública da Assembleia Legislativa e coordenador do Movimento Paraná Sem Violência, o deputado Mauro Moraes vê com preocupação a suspensão dos investimentos na área e o adiamento de decisões importantes para o setor. “Nenhuma grande ação pela segurança do Paraná foi realizada nos últimos dois anos”, afirma o parlamentar.

Segundo Moraes, o atual governo herdou uma dívida neste setor que colocou o Paraná em posição preocupante no ranking nacional da violência. “Herdamos um quadro caótico, com poucas viaturas, efetivos defasados e estrutura sucateada. Algumas medidas foram adotadas pela administração atual, tais como a contratação de quase 10 mil policiais, entre militares e civis, a compra de viaturas e a implantação do programa Paraná Seguro. No entanto, de dois anos para cá, nada mais foi feito”, lamenta o deputado.

A conta parece injusta para a segurança e, consequentemente, para a população. A média de baixas anuais da PM, por exemplo, é de 900 policiais. Com base neste quadro, é possível prever que, dentro de um ano, e com as baixas em períodos anteriores, haverá redução do efetivo a um número inferior ao que foi entregue pela gestão antecessora. “Nem mesmo com a contratação dos 2.700 candidatos aprovados no último concurso para PM/BM haverá ampliação do efetivo”, alerta.