Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
09/10/2015

‘Quadro de agentes penitenciários é insuficiente’, diz Moraes

O governo autorizou, recentemente, a nomeação de 128 agentes penitenciários aprovados em concurso vigente e que concluíram curso de formação. As contratações, embora importantes, “não suprem uma defasagem preocupante de profissionais em todo o sistema prisional do Estado”, afirma o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes.

Para reduzir o déficit de profissionais na área, o parlamentar defende a ampliação do quadro de agentes penitenciários, uma medida que só pode ser feita a partir de uma mensagem encaminhada pelo Poder Executivo ao Legislativo Estadual.

“Uma vez encaminhado o projeto para a Assembleia e aprovado pelos deputados, a mensagem abrirá pelo menos mais 1000 vagas em todo o sistema prisional do Estado”, afirma.

As vagas seriam preenchidas por candidatos aprovados em concurso recém-prorrogado, após grande pressão feita pela Comissão de Segurança Pública.

O parlamentar ressalta ainda que a defasagem de servidores para esta função pode favorecer rebeliões e motins em penitenciárias. “A situação penitenciária do Paraná é caótica. A contratação de agentes penitenciários é o mínimo que o Estado pode fazer para conter rebeliões”, assevera.

Se a matéria for aprovada ainda este ano, os agentes já podem iniciar as atividades no início do próximo ano.