Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
26/01/2009

Criação de Batalhão especial da PM permanece na “gaveta”

O projeto de lei, de autoria do deputado Mauro Moraes (PMDB), foi encaminhado à principal comissão temática da AL no final do ano passado. O assunto foi colocado em pauta logo após uma chacina ocorrida em Guaíra, provocada pela guerra entre traficantes. A região frequentemente é palco de violência devido ao narcotráfico. O clima tenso fez com que o governo federal enviasse, em caráter provisório, tropas do Exercito para fazer o policiamento nas fronteiras.
“A situação em Guaíra é grave e exige ao menos uma discussão séria a respeito da criação de um batalhão específico para garantir a segurança da região”, cobrou Moraes, que também é presidente da comissão de segurança do legislativo. O parlamentar pretende conversar com o relator da matéria na CCJ para que o projeto seja novamente discutido e, se necessário, alterado. O parlamentar apresentou emenda ao orçamento do estado prevendo repasses para a criação do batalhão.
A proposta prevê a contratação de mil homens para combater a criminalidade na região, hoje principal porta de entrada de drogas e armas. “É uma região que sabidamente sofre com o tráfico de drogas. É preciso investir em uma política especifica para combater o tráfico na região de fronteira. Além de drogas, o local também serve de passagem para o tráfico de armas”, comentou Moraes. Uma estimativa feita pela prefeitura de Guaíra mostra que na cidade existem pelo menos 800 pessoas ligadas diretamente ao crime do contrabando.