Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
19/10/2015

Professor René Dotti conversa com Moraes sobre carreira de Escrivão de Polícia Civil

A exigência do bacharelado em direito para o ingresso na carreira de Escrivão de Polícia Civil do Paraná foi tema de uma conversa entre o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, o advogado René Dotti e uma comitiva de escrivães, em um encontro ocorrido nesta segunda-feira, no gabinete do parlamentar.

O advogado e professor apresentou ao deputado uma série de argumentos para estabelecer um novo pré-requisito para a inclusão de escrivães na carreira pública. A exigência do diploma de bacharel em direito foi rigorosamente defendido como forma de qualificar os profissionais logo no ato de inscrição em concurso público. Dotti ponderou que a exigência da graduação na área específica repercutirá positivamente no andamento de inquéritos e no desfecho de decisões judiciais. “O escrivão é peça-chave do inquérito. Se o trabalho dele for bem feito, a justiça será bem feita”, defendeu.

Moraes terá uma conversa com o Delegado-Geral de Polícia Civil, Julio Reis, a respeito do tema, uma vez que o Novo Estatuto da Polícia Civil está em fase final de elaboração e em breve será remetido ao Poder Legislativo para discussão e votação. “A mensagem com o Novo Estatuto já tramitou pela Secretaria de Segurança Pública e dificilmente retornará para a Pasta, uma vez que há urgência em discutir este assunto. Entretanto, a Comissão de Segurança Pública estará debruçada sobre o tema e poderá apresentar uma emenda ao projeto para estabelecer o diploma de bacharelado em direito como pré-requisito para um candidato assumir o cargo de escrivão”, esclarece o parlamentar.