Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
11/11/2015

Governo nomeará delegados em janeiro do próximo ano

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, através da figura de seu presidente, deputado Mauro Moraes, foi comunicada, na manhã desta quarta-feira, de que dois protocolos que estão em tramitação na administração do Estado, e que preveem a contratação de 59 novos delegados de Polícia Civil, serão assinados pelo governador do Estado em janeiro do próximo ano. “O governador Beto Richa já determinou aos departamentos do Estado que todo o processo de nomeação de delegados seja concluído no mais tardar em janeiro”, afirma o parlamentar.

Dois protocolos tramitam paralelamente. O primeiro prevê a nomeação de seis delegados, enquanto o segundo garante a inclusão de mais 53 profissionais. A decisão do governo sofreu forte interferência da Comissão de Segurança Pública do Poder Legislativo, que discutiu, em audiência aberta ao público e autoridades de várias regiões do Estado, a precariedade das delegacias. “Muitas Comarcas no Paraná não possuem delegado, fato que prejudica o andamento de inquérito e contribui substancialmente para a impunidade. O resultado final de uma estrutura frágil é o crescimento da violência, tendo como vítima a própria população”, ressalta Moraes.

Até o final deste ano, a cidade de Londrina, por exemplo, perderá sete delegados, que deverão requerer aposentadoria. “O quadro estará defasado, apesar das nomeações que serão feitas em janeiro. Contudo, temos que ter a noção de que a reposição precisa começar de algum ponto, mas sem esquecer de que nosso objetivo é ampliar sua estrutura”, pondera o parlamentar.

Policiais e bombeiros

Moraes, que vem percorrendo vários municípios do Paraná promovendo audiências públicas para debater medidas para a redução da violência, admite que a contratação de delegados é insuficiente para combater a criminalidade. De acordo com o parlamentar, a reestruturação do quadro de profissionais da segurança pública é um assunto urgente e deve receber atenção maior do Poder Público. “Haverá forte mobilização da Comissão de Segurança para que policiais e bombeiros militares, cujo concurso está em vigor e que possui uma lista de mais de 2 mil aprovados, sejam chamados no primeiro trimestre do próximo ano. O governo está ciente desta necessidade e irá atender nossa reivindicação’, diz.