Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
07/12/2015

Projeto institui 10 de agosto como Dia do Polícia Militar

Projeto de Lei proposto pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, institui o Dia do Policial Militar a ser comemorado no dia 10 de agosto. A matéria aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Casa e deve ser apreciada no início de 2016.

De acordo com o proponente, o projeto de lei tem por objetivo homenagear uma categoria que atende prontamente e indiscriminadamente a população do Paraná, atuando de forma preventiva e repressiva, quando necessário, em favor da diminuição dos efeitos da criminalidade, garantindo a ordem, a segurança e a lei.

O dia 10 de agosto marca a fundação da unidade de Caçadores, no ano de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da Polícia Militar Paranaense mostra uma honrosa participação em episódios que marcaram a vida nacional, como a Guerra do Paraguai, Revolução Federalista, Guerra do Contestado, Revolta de 1924, Revolução de 1930, Revolução de 1932 e com o fim do Estado Novo foi dado um novo direcionamento de emprego para a Polícia Militar, passando a ser prioritariamente orientada para a segurança do cidadão.

“Por todo o exposto, nada mais meritório que reconhecer a importância deste profissionais que chegam a arriscar a vida diariamente em cumprimento do seu dever”, diz o autor.