Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
05/02/2016

‘Armamento adequado e realização de cursos são essenciais para segurança da PM’, defende Moraes

“A tarefa de proteger o cidadão e a si próprio exige ferramentas específicas para um policial militar. Além de armamento adequado, também é preciso reconhecer a importância das promoções como uma forma de preparar Praças para o exercício da função”, defende o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes.

O parlamentar vem cobrando insistentemente do governo a abertura de concursos internos para Cabos e Sargentos como um mecanismo de incentivo e, atualmente, também de segurança das tropas. “As promoções são vistas apenas como despesa na folha de pagamento. Mas isso tem que mudar. Precisamos preparar o efetivo para que ele alcance ao máximo sua potencialidade. Temos que dar oportunidade ao policial para que ele avance na carreira e que tenha confiança em seu trabalho. Sem isso, sua vida estará em risco”, avalia Moraes.

De acordo com o parlamentar, uma das pautas mais importantes a ser trabalhada pela Comissão de Segurança Pública durante 2016 inclui a abertura de cursos para PM e ampliação dos efetivos policiais. “Apesar das contratações feitas recentemente pelo governo, temos que admitir que o número de baixas, associadas ao grande volume de aposentadorias, tanto na Polícia Civil quanto na Militar, dificulta a ampliação dos efetivos”, pontua.