Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
18/02/2016

Aumenta o número de mortes dos profissionais da segurança pública no Brasil

O alto índice de mortes dos profissionais da segurança pública no país traz grande preocupação. A Ordem dos Policiais do Brasil – OPB, associação que tem por objetivo congregar, de forma associativa, profissionais da segurança pública em âmbito nacional, recebe diariamente notícias com esses tristes relatos. Só no último mês de janeiro foram 47 mortes em serviço computadas nos registros da Ordem.

Pesquisa de vitimização e percepção de risco entre profissionais do sistema de segurança pública, divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em julho do ano passado, mostrou que pelo menos 62% dos profissionais da área tiveram algum colega de trabalho assassinado em serviço. Quando o crime ocorre fora do horário de trabalho da vítima, o número alcança 70%.

Para chamar atenção e levar ao conhecimento da população e dos formadores de opinião a dura realidade, o Conselho Federal da OPB, está concentrando as informações das mortes ocorridas em todos os Estados e sistematizando-as em uma planilha, que será divulgada mensalmente nas redes sociais e ficará disponível aos pesquisadores e profissionais de imprensa.

Fonte: Agência Fenapef