Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
23/02/2016

Moraes é solidário ao pedido de Agentes Penitenciários por contratação de profissionais

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, destacou, nesta terça-feira, a importância da mobilização de agentes penitenciários a favor da ampliação do quadro de profissionais mediante a contratação de aprovados em concurso público. Segundo o parlamentar, o governo precisa encaminhar urgentemente ao Poder Legislativo a mensagem que garantirá a inclusão de servidores de carreira para esta importante função.

“O quadro de agentes penitenciários está defasado, fato que coloca em risco a vida de todos os profissionais que atuam no sistema penal paranaense”, comenta o parlamentar em defesa dos servidores que protestaram nesta terça-feira, na Praça Nossa Senhora da Salete, em Curitiba, contra a possibilidade de contratação de agentes por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Moraes vem cobrando do governo o envio de uma mensagem para a ampliação do quadro de agentes de carreira, ou seja, vinculados ao Quadro de servidores do Estado. Desta forma, candidatos já aprovados para a função em concurso público ocupariam as vagas.

Na ausência de cargos efetivos, o governo do Estado vem acenando para a possibilidade de contratação de agentes mediante PSS, situação que vem desagradando servidores que atuam nesta função. Entretanto, na avaliação do presidente da Comissão de Segurança Pública, nem mesmo com contratação em caráter emergencial de agentes temporários atenderia a demanda por profissionais neste setor. Segundo ele, além das 1200 vagas que precisam ser ocupadas por servidores concursados, o Estado teria que contratar no mínimo mais 800 agentes para reduzir o déficit em todo o Paraná. “Se O PSS é inevitável, que ele não seja impedimento para o Estado concluir a mensagem de ampliação do quadro e nomear aprovados para a função”, diz.