Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
07/03/2016

Moraes reapresenta PEC que extingue mordomia

O Paraná é o único estado brasileiro a manter um vergonhoso benefício a um grupo seleto de políticos. Trata-se de ex-governadores de Estado que receberam o direito a aposentadoria vitalícia mesmo tendo ocupado por poucos meses o cargo.

Para extinguir esta mordomia paga com direito público através da Paranaprevidência, fundo previdenciário custeado por servidores estaduais, como professores e funcionários da saúde, é preciso retirá-la da Constituição do Estado, exatamente o conteúdo da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) a ser reapresentada pelo deputado Mauro Moraes. “Foram duas tentativas frustradas de aprovação no Plenário da Casa. Há grande resistência por parte da maioria dos deputados em decorrência da proximidade de muitos com os beneficiários. Como houve uma renovação significativa de parlamentares na última eleição, espero receber apoio necessário para acabar com esta vergonha nacional”, comenta o autor.

Para iniciar seu trâmite por uma comissão especial, a PEC precisa de pelo menos 18 assinaturas. “Será um trabalho de paciência e convencimento”, admite. Pelo menos quatro ex-governadores recebem benefício mensal no valor de R$ 24,8 mil cada.