Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
28/03/2016

Falta de viaturas inviabiliza trabalho da PM

Maioria dos Batalhões da Polícia Militar do Paraná está com número reduzido de viaturas em condições de uso. Com uma frota comprometida, policiais de todo o Paraná não conseguem executar tarefas simples, como as famosas e necessárias rondas. Para não parar, a PM precisa de no mínimo 200 veículos em caráter emergencial.

A falta de viaturas é uma situação enfrentada por praticamente em todo o Estado. No entanto, são as cidades maiores que mais sofrem o efeito de maneira imediata. Em Paranaguá, por exemplo, há casos em que apenas dois carros estão disponíveis para um Batalhão. Londrina precisa, de no mínimo, mais 20 carros.

“Para evitar a suspensão do policiamento nos grandes centros e interior, a PM precisa imediatamente de pelo menos 200 carros”, comenta o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, que tem acompanhado a situação precária das viaturas através de audiências públicas e visitas a Batalhões e Cias da PM em várias regiões do Estado.

Na avaliação do parlamentar, uma das alternativas viáveis e rápidas para garantir o policiamento motorizado é o repasse de recursos para manutenção e recuperação de viaturas diretamente aos Batalhões. “Essa autonomia geraria uma economia significativa, além da rapidez na reposição”, avalia Moraes.