Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
02/03/2009

CCJ analisa projetos polêmicos

A falta de estrutura no litoral paranaense estará em pauta, hoje, na principal comissão permanente da Casa. Segundo o autor da matéria, a criação de uma Pasta específica para tratar de temas relacionados aos municípios litorâneos é fundamental para garantir ações imediatas e específicas para as praias do Paraná. Além disso, o parlamentar ressalta que a secretaria também terá recursos próprios. “Vários prefeitos assumiram mandato nas prefeituras de cidades litorâneas em meio a um verdadeiro caos. Sem a ajuda do governo estadual, muitas ações necessárias para melhorar a infraestrutura, tanto para veranistas quanto para moradores, ficam comprometidas”, comentou.
A secretaria do Litoral também seria responsável por assuntos ligados aos portos paranaenses. De acordo com o deputado, a medida facilita a discussão de propostas para melhorar o funcionamento dos portos de Paranaguá e Antonina.
Universidade
O segundo tema polêmico proposto por Moraes autoriza o governo estadual a criar a Universidade Estadual de Curitiba. A medida, de acordo com o parlamentar, irá facilitar o ingresso de alunos oriundos da rede pública de ensino.
O projeto prevê a reserva de 40% das vagas para alunos que concluíram o segundo grau em alguma instituição pública de ensino. A abertura de novos cursos públicos na capital vai beneficiar principalmente alunos de Curitiba e RMC que não se encaixam no perfil dos aprovados na Universidade Federal do Paraná (UFPR). “A maior parte dos aprovados na UFPR pertence à classe A”, comentou. “Existem universidades estaduais em Ponta Grossa, Londrina, Maringá, entre outras localizadas no interior do estado. Por ser capital, Curitiba tem grande demanda de cursos públicos, tendo em vista o número de habitantes na capital e na região metropolitana”, disse.