Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
05/06/2017

Protocolo para concurso de escrivão completa dois anos parado

Delegacias sem escrivães tem prejudicado o andamento de atividades da Polícia Civil. Para repor aposentadorias e também para ampliar o quadro de profissionais para esta função, o Estado prepara um concurso público. Porém, o protocolo para o processo de seleção permanece esquecido há quase dois anos.

Preocupado com a ausência de escrivães em praticamente todas as regiões do Estado, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, vem cobrando do Governo a tramitação do protocolo de abertura de concurso público para o preenchimento de um número mínimo de vagas. “Desde que a discussão em torno da contratação de escrivães foi iniciada, há mais de um ano, era ventilada a inclusão de pelo menos 300 profissionais de imediato. Entretanto, fontes ligadas ao Palácio Iguaçu cogitam uma contratação muito inferior, algo em torno de 80 funcionários”, comenta o parlamentar.

Para dar continuidade ao trâmite do protocolo do concurso, a Secretaria de Estado da Fazenda precisa autorizar sua realização, “o que ainda não ocorreu”, lamenta Moraes.
Sem escrivães, as delegacias sequer conseguem dar andamento a inquéritos policiais, fato que prejudica toda a estrutura da Polícia Civil.