Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
05/06/2017

Comissão de Segurança inicia discussão sobre Plano de Carreira para PM

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, confirmou, nesta segunda-feira, a formação de uma subcomissão interna para dar andamento ao estudo de implantação de um Plano de Carreira da Polícia Militar do Paraná. Segundo o parlamentar, vários estados já decidiram por alterações no processo de promoções.

“O tema é de grande importância para a segurança pública, uma vez que a falta de incentivo para que Praças permaneçam por mais tempo na ativa”, comenta Moraes.
O parlamentar argumenta ainda que, ao contrário dos Oficiais, que são promovidos automaticamente, os Praças passam por concursos internos que sequer são frequentes. Além disso, depois de uma longa espera pela oportunidade, poucas vagas são oferecidas.

Ainda de acordo com o deputado, o Plano de Carreira deve reduzir o tempo de espera pela promoção, permitindo que um Praça, em prazo de 25 anos de carreira, possa se aposentar como Subtenente.

Moraes também argumenta que a implantação de um Plano de Carreira da Polícia Militar só pode sair do papel mediante projeto de Lei aprovado pelo Poder Legislativo. “Qualquer projeto desta natureza obrigatoriamente passa pela Comissão de Segurança Pública, para então passar por discussão em Plenário para sua aprovação”, alerta.