Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
14/08/2017

Paraná reduz violência, mas criminalidade ainda assusta a população

De acordo com indicadores apresentados recentemente pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, o Paraná fechou o primeiro semestre deste ano com redução do número de crimes, sobretudo patrimoniais e contra pessoas. “Apesar da queda, a violência assusta paranaenses e as ações de combate precisam de mais investimentos”, ressalta o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes.

Os registros de furtos e roubos caíram. Em relação especificamente aos roubos, crimes nos quais há a utilização de violência para subtrair pertences da vítima, houve queda de 4%, passando de 42.792 registros para 41.154 em todo o Estado. Os dados se referem aos primeiros seis meses do ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para Moraes, a queda em indicadores do crime reflete o empenho das forças de segurança em conter a criminalidade. A aquisição de viaturas policiais feita recentemente pelo Governo do Estado permitiu a ampliação de rondas policiais e reação imediata do efetivo. Contudo, destaca o parlamentar, “é preciso investir do material humano, ou seja, na preparação do efetivo através das promoções”, defende o parlamentar.

A queda mais expressiva foi verificada nos roubos cometidos contra comércios em todo o Estado: -20,35%. Da mesma forma, reduziu o índice de roubos registrados especificamente em residências: -1,2%. Naqueles crimes sem o uso da violência – furtos – a redução foi de 1,24%.
Das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) nas quais o Paraná é dividido para fins administrativos, 13 apresentaram redução no índice de roubo. A queda chegou a 22% na região de Telêmaco Borba, a 22% na de Jacarezinho e a 20% na de Cascavel.

Em Curitiba, a queda no índice foi de 10%. A capital também teve outras reduções importantes nos furtos (-3%); furtos de veículos (-4%); roubos de veículos (-17%); furtos a residência (-12%); roubos a residência (-19%); furtos a comércio (-11%) e roubos a comércio (-21%).

QUEDA GERAL – No somatório, todos os crimes contra a pessoa e contra o patrimônio sofreram queda no Paraná nos primeiros seis meses do ano. Houve redução de 3% (3.161 ocorrências a menos) nos crimes cometidos contra a pessoa, entre os quais estão aqueles registros criminais cometidos contra a vida, lesões corporais e crimes conta a honra. Já nos crimes contra o patrimônio, que englobam furtos e roubos, por exemplo, a diminuição no índice foi de 2%.