Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
27/10/2017

Moraes quer implantação de Plano de Carreira para Praças ainda este ano

Eu audiência com o secretário chefe da Casa Civil Valdir Rossoni, nesta terça-feira, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, juntamente com o Cabo Carlos, solicitou urgência no envio do projeto nº 14.707.324-0, que cria um Plano de Carreira para Praças da PM/BM, ao Poder Legislativo.

A proposta se encontra atualmente na Casa Civil. “Nosso trabalho agora será articular junto ao Governo o encaminhamento da proposta ao Legislativo para que ela seja discutida ainda este ano, evitando assim aposentadorias precoces”, destaca o deputado.

Os Praças correspondem a 92,5% da corporação. Mesmo assim, as promoções demoram a acontecer, provocando desestímulo nas tropas e aposentadorias precoces que acabam por reduzir o efetivo que atua diretamente nas ruas. “A expectativa de promoção na carreira é essencial para que os policiais permaneçam por mais tempo na ativa, em ações policiais cotidianas e necessárias para garantir a segurança da população”, afirma. Ao contrário do que ocorre com a carreira dos Oficiais, a promoção de Praças demora a ocorrer, provocando uma espera angustiante. “A PM é uma só. Não podemos tratar os iguais com desigualdade”, reforça.

Segundo Moraes, outro ponto positivo do projeto é que sua formatação reduzirá custos com concursos internos. Contudo, os critérios para as promoções ainda envolvem aspectos essenciais do exercício profissional, tais como bom comportamento e formação.

Moraes fará uma reunião com o Governador Beto Richa nos próximos dias para reforçar a importância da implantação do Plano de Carreira para Praças ainda este ano.

A proposta também tem o apoio do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, AVM- Associação da Vila Militar, ASSOFEPAR-Associação dos Oficiais do Paraná, UVEPAR- União dos Vereadores do Paraná e As Praças Unidos PM/BMPR.