Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
23/01/2018

Moraes conversa hoje com Richa sobre concursos na área da Segurança

Uma reunião marcada para essa segunda-feira entre o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, e o governador Beto Richa pode mudar o rumo das políticas de combate ao crime em todo o Paraná. O parlamentar colocará em pauta a necessidade de realização imediata de concurso público para evitar a redução dos efetivos das polícias Militar e Civil.

Dois protocolos em andamento e que são fundamentais para garantir operações de combate ao crime permanecem pendentes e, até o momento, com tramitação lenta. “São editais que visam a abertura de concurso público para contratação de policiais militares e civis. Mais do que a inclusão de novos profissionais para a segurança pública, são essenciais e urgentes, uma vez que serão necessários para evitar uma redução drástica dos efetivos policiais”, reforça Moraes.

De acordo com dados apresentados pela PMPR, cerca de mil policiais militares passam da ativa para a reserva. Em dois anos, as perdas superam a inclusão de soldados, criando um déficit preocupante de profissionais.

“Se levarmos em consideração o tempo que leva entre a realização de um processo seletivo e a preparação para um policial iniciar as atividades na rua, teremos uma lacuna imensa entre ativos e inativos, uma conta que poderá ser paga pela população paranaense. Um efetivo reduzido será responsável por operações de prevenção e investigação de crimes”, alerta o deputado.