Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
14/04/2009

Projeto apresentado por Moraes propõe solução para lixo na capital

A necessidade de substituição do Aterro do Caximba, local que recebe lixo da capital e de mais de 17 cidades da região metropolitana, é um assunto que vem rendendo longas discussões e que ainda carece de alternativas. Recentemente, o debate tem sido em torno de um novo local para a destinação do lixo.
Contudo, uma proposta apresentada por Moraes no final do ano passado pode colaborar positivamente com a discussão. A matéria, que ainda aguarda um parecer na principal comissão temática da Casa, responsável pela análise da constitucionalidade, prevê a criação uma Central de Tratamento de Resíduos de Curitiba e RMC, vinculada à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – COMEC.
“Com este projeto aprovado, o problema atual do lixão em Curitiba poderá ser resolvido. O processo usado é o de compactação e, em 20 anos de terreno onde o lixão é distribuído se transformará em um parque”, justifica o parlamentar em seu projeto. Moraes argumenta ainda que somente com a parceria entre o governo estadual e os municipios que compõem a RMC poderá resolver a situação em que se encontra o lixão de Curitiba. “Não existem mais terrenos na Capital considerados próprios para servir de lixão, o que deverá ser encontrado em outra cidade da região metropolitana. No entanto, a procura por um novo local tem provocado a reação negativa de moradores da RMC”, pontuou.
“O problema do lixo, que aflige boa parte das grandes e médias cidades brasileiras, seria solucionado e é considerado como ecologicamente correto, uma vez que o terreno usado para depósito dos resíduos, é transformado, após 20 anos, em parque, a exemplo da Central de Tratamento de Bandeirantes, em São Paulo, que atualmente em fase final, já entregará à cidade paulistana um novo parque”, segue a justificativa do projeto.