Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
10/04/2018

Concurso PM/BM é tema de audiência com Governo

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, se reuniu com a alta cúpula do Governo do Estado, nesta segunda-feira, para tratar de pautas importantes para a redução da violência no Paraná. Dentre os temas discutidos está a realização urgente do concurso para ingresso de Soldados da Policia Militar.

Em conversa com o alto escalão do Poder Executivo, Moraes voltou a argumentar a favor do andamento imediato do protocolo 14.495.288-0, atualmente em análise na Secretaria de Estado da Administração e Previdência, mais especificamente pelo departamento de Recursos Humanos. “Há uma demanda inquestionável por mais policiais militares que ultrapassa até mesmo a necessidade de ampliação do efetivo.

Anualmente, a PM manda para a reserva remunerada de 800 a mil Praças. Muitos estados brasileiros promovem concursos regulares para substituir essas perdas. Aqui no Paraná, no entanto, estamos reduzindo gradativamente nosso efetivo cada vez que o lançamento do edital é prorrogado”, afirma o parlamentar.

O protocolo trata da contratação de empresa para realizar o concurso. Uma vez autorizado, abre-se um prazo para a realização das provas e mais um período estimado de um ano para formação do Soldado. “Ou seja, entre a abertura do concurso e a formatura do soldado, o que leva cerca de dois anos, teremos um déficit nos quadros da PM de profissionais que atuam nas ruas, em funções que lidam diretamente com a criminalidade”, explica.

Moraes também voltou a lamentar a decisão do ex-governador Beto Richa de deixar o cargo sem cumprir a promessa feita aos mais de 150 mil jovens que desejam fazer parte da Polícia Militar do Paraná. “O ex-governador havia se comprometido a autorizar o concurso antes de deixar o cargo, como parte da promessa assumida ainda no lançamento do Programa Paraná Seguro”, lembra o parlamentar.