Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
25/05/2009

Para Moraes, Conselho de Ética deve ser composto por deputados com CNH absolutamente regular

O deputado Mauro Moraes (PMDB) disse ontem que cabe aos partidos decidirem se devem ou não substituir seus representantes que irão analisar o pedido de cassação de Ribas Carli Filho por quebra de decoro parlamentar.

Segundo informações divulgadas pela imprensa nos últimos dias, pelo menos 18 deputados têm notificação de suspensão da CNH, o que representa um terço da Casa.

"A maioria apenas ultrapassou os pontos permitido por lei, sendo que alguns entraram com recursos", comenta. É o caso da maioria dos integrantes do Conselho de Ética da Casa, com exceção de Moraes, que mantém a carteira intacta.

Para dar credibilidade ao julgamento, Moraes argumenta que é preciso que o conselho seja composto por integrantes com a CNH absolutamente regular. "É oportuno frisar que os que estão com a carteira suspensa não pertencem ao conselho de ética", afirmou.

Na sua avaliação, a decisão sobre a permanência dos atuais integrantes caberá aos lideres partidários. O deputado ressaltou ainda que, como a base do pedido de cassação destaca duas infrações previstas pelo Código Nacional de Trânsito, será fundamental que a Casa, para atuar de maneira imparcial, tenha legitimidade para atuar através do Conselho de Ética.