Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
31/07/2009

Moraes denuncia erro estratégico em operação da Força Alfa

Criada a partir de uma indicação parlamentar do deputado Mauro Moraes, a Companhia Independente de Polícia Fronteira, que iniciou suas atividades na primeira quinzena de julho com a operação Força Alfa, em Gauíra, tem provocado o desfalque de policiais em várias regiões do Paraná.

Para a tarefa na região, o batalhão conta com um efetivo de 70 policiais, que atuavam anteriormente em outras localidades. Segundo Moraes, existe um erro estratégico na missão. “Todos sabemos da defasagem policial que sofre o Paraná. Como é possível montar uma operação em uma região retirando policiais de outras localidades”, disse Moraes.

Ao contrário do projeto criado pelo governo, a proposta de Moraes previa a criação de um batalhão composto por no mínimo 500 homens, aprovados em novo concurso. “Aumentaríamos nosso efetivo sem prejudicar o policiamento no estado”, pontuou.

A preocupação do parlamentar está relacionada diretamente ao quadro defasado de policiais. Atualmente, o Paraná possui 17 mil homens, sendo que 4 mil prestam serviços junto ao Corpo de Bombeiros. Desse total, também é levado em consideração o turno de 2 por 24 horas, sem contar o número de profissionais reclusos em quartéis e que atuam em funções burocráticas.