Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
19/01/2010

Rebelião na Penitenciária Central do Estado revela fragilidade do sistema

Informações a respeito de um possível motim provocado pela transferência de30 presos perigosos chegaram até a secretaria de Justiça, que imediatamente avisou a secretaria de Segurança sobre o risco de uma rebelião no local. No entanto, nenhuma medida foi tomada pelas autoridades para evitar a ação dos rebeldes. “A Comissão de Diretos Humanos da OAB fez um alerta sobre o que poderia acontecer, comentou o parlamentar.

Segundo o deputado, diante do triste episódio, o governo precisa discutir imediatamente a criação de uma assessoria jurídica para os presos, “o que, na realidade, é uma exigência constitucional”, pontuou. O Paraná é o único estado brasileiro que não possui uma defensoria pública.

Estrutura

“O sucateamento e superlotação dos presídios não são novidades. O que causou espanto foi o remanejamento de policiais que faziam a segurança do presídio para trabalhar no atendimento 190 no litoral”, lamentou Moraes. “A rebelião ocorrida na semana passada coloca novamente em discussão a defasagem do efetivo e a necessidade de contratação urgente de policiais”, disse.