Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
11/06/2010

Segurança em Curitiba está caótica

Um dos motivos que levaram Curitiba a atingir números alarmantes é a falta de efetivo policial nas ruas. “O efetivo policial é o mesmo de 20 anos atrás”, revela Moraes. Além da ausência de policiamento na cidade, a desativação dos módulos policiais tem contribuído para o aumento da criminalidade em várias regiões. “A presença permanente da polícia evita a ação de bandidos e garante a tranquilidade dos moradores”, comenta.
Outro problema destacado por Moraes é a defasagem de viaturas para as policias Civil e Militar. “As poucas que existem estão em péssimas condições, assim como as armas”, disse. A falta de investimento em aparelhamento para a policia facilita a ação de bandidados, que hoje estão mais bem equipados que qualquer força policial.
Ao contrário da maioria dos estados brasileiros, o Paraná teve seu orçamento na área de segurança pública drasticamente reduzido, comprometendo assim medidas necessárias para o combate ao crime, como a aquisição de armamento e viaturas para a realização de rondas nas ruas e patrulhamento na porta de escolas. Hoje os traficantes é que tomam conta da frente das escolas, fazendo com que muitos estudantes deixem de ir à aula com medo da violência. E nos finais de semana, período em que as ocorrências policiais são mais frequentes, as delegacias estão de portas fechadas. “Não podemos fechar os olhos para esses problemas. É preciso mobilizar a população e exigir do governo providência imediata”, defende Moraes.