Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
23/07/2010

Setor privado dá exemplo e emprega funcionários com mais de 50 anos

Empresas privadas estão dando o exemplo e apostando na experiência de funcionários mais velhos. Cerca de cinco milhões de pessoas com idade igual ou supeior a 50 estão inseridas no mercado de trabalho.

Para Mauro Moraes, o exemplo deveria ser seguido pelo setor público, assim como prevê um projeto de sua autoria, arquivado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa no ano passado. A matéria propunha a contratação de no mínimo 5% de empregados com mais de 45 anos pelas empresas públicas com mais de 40 funcionários e na contratação de serviços para o fornecimento de mão de obra. “Infelizmente, a medida foi arquivada a pedido do governo”, lamentou Moraes, que prometeu reapresentar o projeto na próxima legislatura. “É preciso insistir na contratação desses trabalhadores pelo Poder Público”, disse.

Segundo a proposta apresentada por Moraes, as sociedades em que o estado tenha participação, direta ou indireta, e que tenham mais de 40 empregados em seus quadros funcionais, ficam obrigadas a manter como empregados contratados, no mínimo, 5% de pessoas com idade acima de 45 anos, obedecendo o princípio do concurso público.

“Sabedores que somos da crise que assola o país e contudo também o mercado de trabalho, tentamos, através deste projeto, amenizar o sofrimento de pessoas que possuem uma idade mais avançada para conseguir um trabalho.Com o avanço da tecnologia, muitos foram os setores que trocaram a mão-de-obra humana por robôs, máquinas e computadores, tornando-se então escasso o mercado de trabalho, principalmente para quem já tem idade avançada. Assim sendo, devemos ser capazes de encontrar soluções, criando novas frentes de trabalho com o intuito de minimizar o impacto vertiginoso do desenvolvimento científico e tecnológico. Para isso, é indispensável que seja concedida esta oportunidade às pessoas nessa faixa etária’, argumenta.