Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
18/08/2010

Curitibano enfrenta dificuldades na área da saúde

“O sucateamento do SUS tem feito vítimas em Curitiba, que sempre ofereceu qualidade nessa área”, comenta Mauro Moraes. O efeito disso tem sido a falta de medicamentos e longa espera por atendimento em postos de saúde e hospitais. Em alguns casos, um curitibano que precisa de uma consulta com médico especialista precisa aguardar até dois anos para conseguir atendimento. “Alguns pacientes morrem na fila aguardando por uma consulta”, relata Moraes.



A capital também acaba atendendo demanda de outras regiões do Estado. Muitas pessoas de cidades vizinhas buscam serviços na área médica em Curitiba, promovendo um verdadeiro “inchaço” na saúde pública curitibana. “Os investimentos não acompanham o volume de pacientes”, comenta Moraes.



A principal carência em Curitiba é a prestação dos atendimentos específicos. O problema das especialidades está na grande diferença do valor pago por uma consulta particular em relação a uma consulta no sistema público. Segundo reclamações de usuários, áreas como a cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e neurologia são as mais carentes de profissionais. “Tenho conversado com o prefeito Luciano Ducci sobre todos esses problemas e espero que em breve sejam tomadas medidas necessárias para oferecer atendimento com qualidade a todos os curitibanos”, disse Moraes.