Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
14/02/2008

Capital do Paraná tem destaque nacional pela violência urbana

Moraes afirma que o mais chocante foi o título da coluna de Dimenstein:”Curitiba dá Pena”, referindo-se ao fato de “nos acostumar a admirar aquela cidade como um laboratório urbano de civilidade, especialmente para as nações mais pobres”. E continua: “Muitas das invenções de Curitiba se propagaram pelo mundo, mas a violência atinge sua imagem, revelando uma desagregação social combinada com ineficiência policial. A civilidade de uma comunidade começa pelo direito à vida”.

Segundo o parlamentar, é necessário que medidas urgentíssimas sejam tomadas pelas autoridades competentes para que estes índices negativos na área de segurança sejam reprimidos com rigor. “A taxa de assassinatos em Curitiba que chega a 49,3 por 100 mil habitantes é muito maior que a média nacional e cresce a cada ano. A capital paranaense está pior que São Paulo e igualada ao Rio de Janeiro naquilo que estas cidades têm de pior”.

Maior contingente policial, delegacias abertas 24 horas nos bairros, criação da Delegacia de Família, melhores salários para as polícias Civil e Militar, qualificação dos policiais, volta dos módulos policiais além de maior investimento no setor de investigação, são os pedidos do deputado que representa a população curitibana, como o parlamentar mais votado em Curitiba. “Precisamos de um atendimento melhor à população e respeito à vida”, afirmou Moraes, que considera “vergonhoso que a imagem de Curitiba esteja provocando pena numa perspectiva nacional”.