Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
14/04/2011

Peritos do Instituto de Criminalística entregam laudo ao relator da CPI das Espionagens

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a existência de grampos telefônicos em salas da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, deputado Mauro Moraes (PSDB), recebeu, nesta quinta-feira (15), o relatório feito por peritos do Instituto de Criminalística do Paraná a respeito da funcionalidade do material apreendido na Casa em fevereiro desde ano.

Com o laudo em mãos, Moraes pretende confrontar a perícia feita por técnicos do IC com o depoimento dos técnicos da Embrasil, empresa responsável pela varredura em que foram encontrados equipamentos que supostamente seriam utilizados como centrais de grampos telefônicos. Segundo o parlamentar, se o material entregue nesta quinta-feira apresentar um resultado muito diferente do que foi dito por funcionários privados, a CPI poderá discutir uma acareação na próxima reunião da comissão, na próxima semana.

Em uma primeira análise do documento entregue pela polícia científica, Moraes observou que boa parte do equipamento analisado teria como finalidade bloquear ligações de celulares. Apenas o material aprendido em uma das salas da presidência poderia ser utilizado como dispositivo de escuta telefônica. “Pelo menos um aparelho poderia ser usado como grampo. Mas essa informação ainda é incerta”, disse o parlamentar