Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
10/06/2011

Para Moraes, vistoria de emissão de poluentes deve ser feita pelo Detran

A recente noticia de que o governo estadual dará inicio, a partir de 2013, a um programa de vistoria de veículos registrados no Paraná, com o intuito de reduzir a emissão de gases poluentes, foi elogiada pelo deputado Mauro Moraes (PSDB). Na avaliação do parlamentar, a vistoria, no entanto, deve ser feita pelo próprio Detran/PR.

As vistorias feitas hoje em vários estados brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro, são realizadas por empresas terceirizadas, conforme orientação do Denatran. Devido a uma liminar concedida pela Justiça, as vistorias no Paraná, quando ocorrem, são feitas pelo Detran.

Com a obrigatoriedade de vistoriar uma frota superior, incluindo veículos da capital, região metropolitana e interior do estado, o governo poderá terceirizar todo o serviço. Para evitar despesas com o plano e até mesmo criar um “mercado lucrativo” para as empresas do ramo, Moraes alega que a melhor alternativa é preparar o Detran/PR para uma gama maior de vistorias.

Além disso, o deputado acredita que, com a prestação do serviço por um órgão público, como é o caso do Detran, os proprietários de veículos, assim como o próprio Estado, poderão economizar. Para os cofres públicos, a economia pode ser de até 200%. “O Detran deve assumir integralmente essa atividade para garantir valores justos para os proprietários e redução de gastos para o erário”, defendeu.