Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
21/06/2011

Mauro Moraes propõe criação de Secretaria para Sociedade de Informação

O Paraná é o único ente da Federação que possui estrutura adequada para implantar um sistema público de inclusão digital, oferecendo banda larga para a população através da rede de fibra ótica da Copel. Para tratar de todas essas questões, o deputado Mauro Moraes encaminhou um oficio ao governador Beto Richa propondo a criação de uma Secretaria especial para tratar da Sociedade de Informação.

Para garantir a informação, comunicação e conhecimento a um número maior de cidadãos paranaenses, o governo do Paraná deve investir pesado em mídia, telecomunicação e informática. A Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2003 criou um protocolo colocando como uma de suas metas a expansão da Sociedade de Informação, cujo papel fundamental é diminuir a exclusão digital. Para tanto, o governo e a sociedade possuem papel importante para garantir que as tecnologias da informação e Comunicação sejam aplicadas a favor da população.

A secretaria proposta por Moraes terá como finalidade oferecer estrutura para que todos os empreendimentos previstos pelo protocolo da ONU sejam cumpridos no Paraná. “Nosso estado não pode perder a oportunidade de implantar um projeto de relevância mundial. O Paraná é hoje o único estado do Brasil que possui ação, poder e influência nesse setor”, destaca o parlamentar. Os recursos são formados basicamente pela Celepar e RTE, e pela Copel com sua área de Telecomunicações. “Não podemos desprezar as ferramentas que temos para oferecer condições para que todos os paranaenses tenham acesso à informação, à comunicação e ao conhecimento, ampliando as oportunidades pessoais e profissionais em todas as regiões e municípios do Estado”, disse. Dentre os serviços que poderão ser ofertados a partir de um projeto público de informação estão os serviços públicos de internet, telefonia fixa e celular, redes de comunicação de dados, acesso à internet em alta velocidade, Tele-educação e treinamento à distância, Telemedicina e vídeo comunicação, produção e distribuição de vídeo e de TV, vigilância e segurança pública e privada, comunicação e acompanhamento pessoal e telemetria e controle de serviços públicos.

A Pasta também será responsável por fomentar e direcionar o uso das tecnologias de informação e comunicação nas secretarias de Estado, visando a melhoria da gestão pública e o provimento de serviços públicos com qualidade ao cidadão.