Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
16/08/2011

Governo atende reivindicações do deputado Mauro Moraes

Durante o lançamento do programa Paraná Seguro, nesta terça-feira (16), o governador anunciou uma série de medidas que serão tomadas pelo Executivo para recuperar a segurança de nosso estado. Entre elas está a ampliação dos efeitos da PM e Civil, uma reivindicação antiga do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes.

Além da ampliação dos quadros das policias Militar e Civil, o governo atendeu um pedido importante feito por Moraes desde o governo anterior: a retomada dos módulos policiais, que agora serão substituídos por 400 trailers. Outro apelo frequente do parlamentar que foi ouvido pelo governador Beto Richa é a abertura de novas delegacias. Ao todo, serão criadas 65 novas unidades em várias regiões do Paraná. A compra de 3.200 viaturas policiais também foi comemorada pelo deputado, que por inúmeras vezes apresentou indicações para que fossem repostos veículos utilizados por policiais, tanto da PM quanto da Civil. “O programa anunciado pelo governo será um marco em nossa segurança pública”, comemorou Moraes.

Efetivo

Dentre todas as medidas anunciadas pelo Executivo, Moraes destaca a reposição do efetivo policial como um dos principais avanços na área. “Nosso contingente de PMs é o mesmo da década de oitenta”, comentou. As primeiras providências são a contratação de 10 mil policiais, sendo 8.000 soldados para a Polícia Militar e 2.200 agentes para a Polícia Civil, reequipamento das polícias Civil e Militar e dos institutos de Criminalística e Médico-Legal e a implantação da delegacia eletrônica, que passará a funcionar já no próximo mês. De imediato, serão admitidos 2.000 aprovados no concurso da Polícia Militar realizado em 2009. Deste total, 500 irão formar a unidade responsável por fiscalizar a região de fronteira, o chamado Batalhão de Fronteira, e mais 500 para o Corpo de Bombeiros.

Para dar suporte às medidas anunciadas pelo governador, o orçamento da Secretaria da Segurança Pública, que gira em torno de R$ 1,5 bilhão ao ano, será reforçado em R$ 500 milhões no atual exercício, e poderá dobrar até 2014, quando todas as fases do programa Paraná Seguro devem estar implementadas. O governo também vai propor a criação do Fundo Estadual de Segurança Pública para financiar as ações.

O governo também vai contratar com urgência 670 aprovados para o cargo de investigador no último concurso da Polícia Civil, realizado no ano passado, e abrir concurso para preenchimento de 40 vagas de delegados. Com o reforço, todas as comarcas do Paraná passarão a contar com delegado de polícia. Com a ampliação da estrutura física e pessoal, Moraes vai insistir novamente na abertura das delegacias nos finais de semana e feriados.